A febre dos emoji

abril 20, 2016

Hoje em dia já todos usam emoji em conversas, ou pelo menos, quase todos. Nas minhas conversas é indispensável - a louca dos emoji.
A onda começou em meados dos anos 1990, quando um japonês chamado Shigetaka Kurita deu uma gambiarra nos velhos bipes para que as pessoas pudessem enviar coraçõezinhos junto de suas mensagens escritas. A ideia era simples: a comunicação em texto gera confusão. Sem ouvir o tom de voz ou ver a expressão de quem está falando, a gente pode deduzir que uma pessoa está brava quando está brincando ou vice-versa.
Mas será que todos os sabemos usar de forma correta? 
Confere: 


Essas mãozinhas unidas são de uma pessoa só, e não um “toca aí, amiga!”. Também errou quem achou que o emoji foi concebido para sinalizar uma reza. No Japão, as pessoas fazem este gesto para pedir desculpas ou expressar gratidão por algo.

 Esta menina que aparentemente está a dizer “sou linda” ou “arrasei!”? Mas na realidade, o emoji está a carregar uma bandeja imaginária (sim, rs) e foi criada para sinalizar que tu estás às ordens para ajudar alguém!


E a colega aqui com as mãos na cabeça definitivamente não está desesperada porque esqueceu do almoço e muito menos quer imitar bailarina. Ela simplesmente está dizendo “OK” com o corpo inteiro, tipo aquele sinal que os americanos fazem com a mão.


Esta imagem que amamos mandar para a melhor amiga, no Japão, não é sinal de amizade não. Isto aqui é o símbolo das Bunny Girls, meninas que amam animes e que os japoneses acham super sexy.



E este aqui, definitivamente, não está pensativo ou deprimido. Ele está a mover a cabeça para baixo porque os japoneses usam esse gesto quando querem pedir desculpas ou pedir o famoso favorzão.



Agora, um tema polêmico. O adorável cocô sorridente que gostamos de usar para dizer que algo está muito mal é simplesmente um ícone de sorte para os japoneses. Tipo “boa sorte, toma aqui esse cocô!”



Estas mãos não estão a dizer “calma lá”, “sai daqui” ou “pare”. A grande verdade é que elas foram desenhadas para sinalizar que você está pronto para dar um abraço.


E por incrível que pareça, este emoji que parece uma pizza tem outro signific... Brincadeira, é uma pizza sim.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Confesso eu uso e abuso :) dá para realçarmos bem por mensagem aquilo que realmente queremos dizer ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Este post fez-me rir! Já sabia alguns significados e acho incrível que possamos ter a nossa interpretação para tudo.

    Obrigada pelo teu comentário adorável no meu blog, Mafalda :)

    ResponderEliminar