1 | PORTO 2016 | Por onde andas, Maria?

setembro 02, 2016

É incrível como passamos tanto tempo à espera ansiosamente por algo e quando esse momento finalmente chega, passa a correr e quando damos por nós, acabou. Haverá alguma maneira de acabar com isto?
Bem hoje venho partilhar com vocês a minha pequena (grandiosa) aventura na cidade do Porto. E como dita o parágrafo anterior, o tempo passou a voar.

Desde à muito tempo que me tenho vindo a questionar acerca de uma coisa: Porque é que o tempo passa mais rápido quando estamos felizes ou de bem com a vida?
Encontrei algumas respostas no meu interior e até mesmo «por aí», percebi que «Isso tem haver com a teoria da motivação, ou seja, quando estamos felizes, nosso interior deseja que o tempo seja "esticado" ao máximo na tentativa de prolongar o momento feliz». E eu admito, a explicação é mesmo esta, eu queria que o tempo parasse e que me permitisse ficar lá simplesmente até eu querer vir embora e regressar às origens.

Deixem-me que vos diga, o tempo é um desmancha-prazeres, mas no fundo é, também, maravilhoso. Apesar de termos apenas 4 dias para visitar tudo e mais alguma coisa, o tempo foi aproveitado ao máximo, não podíamos esticar mais porque o nosso estado físico já não o permitia.

De Coimbra ao Porto foi um saltinho, demorámos cerca de 1h e pouco. Porto - Campanhã. Seguiu-se a Estação de São Bento, um dos pontos turísticos.



Era indescritível o que estava a sentir naquele momento, estava claramente feliz por ter chegado ao destino, mas havia algo mais, algo que só ao longo do tempo se estabilizou - ansiedade, adrenalina e tudo mais.
Saímos da estação e enquanto caminhávamos, reparámos na Praça da Batalha com o Teatro Nacional S. João, algo que para mim era totalmente desconhecido. 



Mais tarde, já sem bagagem atrás, estávamos nós a "desfilar" tranquilamente por ruas ainda desconhecidas, quando nos deparámos com... Coliseu do Porto. Não se perdeu tempo, «partiu para a foto».






E ainda, para quem tiver curiosidade, pode andar um bocadinho mais e conhecer o Majestic - Café histórico do Porto. É diferente, lindo e requintado mas tudo tem um preço, não é? 
Está no top 10 dos cafés mais belos do mundoEm 17 de Dezembro de 1921 pela autoria do Arquitecto João Queiroz, abriu um luxuoso café com o nome de Elite, situado na rua Santa Catarina, o local mais central da cidade.


"Esculturas em estuque, representando rostos humanos, figuras desnudas e florões, confirmam o gosto ondulante e sensual, enquanto duas linhas de bancos em couro gravado, substituindo os originais em veludo vermelho, criam, em termos de perspectiva, uma sensação de profundidade e elegante aconchego".


Para quem tiver interesse de visitar:
★ ABERTO DE SEGUNDA A SÁBADO DAS 9H30 ÀS 24H ★

Ainda perto deste maravilhoso café histórico e da Rua Santa Cataria, podemos encontrar o Mercado do Bolhão. Existem quatro entradas principais a diferentes cotas: a entrada sul dá acesso ao piso térreo é feito pela Rua Formosa, as entradas laterais pela Rua de Sá da Bandeira e pela Rua Alexandre Braga e finalmente, a entrada norte pela Rua de Fernandes Tomás, que dá acesso directo ao piso superior.


É um mercado na minha opinião, popular e simples, bastante atrativo no que diz respeito à compra de lembranças, frutas e especiarias e por isso, não podíamos deixar de visitar.



Ao sairmos do Mercado do Bolhão pela Rua Sá Bandeira e seguirmos sempre em frente o destino será a Praça D. João I, um verdadeiro Spot na hora de caçar  Pokemón (risos).

Enquanto lá estive só me perguntava o significado desta estátua, cheguei a casa e tive de pesquisar para desfazer esta curiosidade. Foi então que descobri: "Praça D.João I com dois corcéis". Ora bolas, fiquei na mesma - O que são dois corcéis? Continuei a pesquisar e foi então que li «S.M. Cavalo que corre com bastante agilidade, cavalo veloz.»


Aqui situa-se também o Teatro Rivoli, um teatro que eu julgava mais diferente a nível estético. No entanto, nos últimos anos, pela primeira vez foi concebida na íntegra, a proposta do Rivoli que se abre a múltiplas artes, com destaque natural para a dança, mas com espaço para a performance,o teatro, o cinema, o pensamento, a música, a literatura, as exposições, workshops, marionetas, residências artísticas ou o novo circo.



DESAFIO: Quantas janelas tem a faixa o Teatro? 

Estamos a uns passinhos, de um dos meus sítios preferidos, a Avenida dos Aliados. A Praça da Liberdade e a Praça do General Humberto Delgado constituem a principal avenida e o centro da cidade do Porto.


Ao cimo, onde se ergue o edifício da Câmara Municipal do Porto, a avenida dá lugar à Praça do General Humberto Delgado. 
Tenho de ser sincera, se eu já não soubesse, não diria que isto era a Câmara. Fiquei rendida aos pormenores que apresenta e, graças ao meu namorado, tudo ficou registado em fotografias que vou partilhar com vocês. 







E dou por acabada a visita nesta parte I. 
Brevemente à mais porque a minha aventura não acaba por aqui.

Fico à espera dos vossos comentários para saber a vossa o opinião acerca de tudo o que postei. 
BEIJABRAAAAAÇO.

You Might Also Like

7 comentários

  1. O Porto é sem dúvida uma cidade magnífica! As fotos ficaram mesmo fantásticas :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  2. O porto tem coisas bonitas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso das fotografias :)
    O Porto tem uma magia única e inexplicável, é uma cidade incrível!
    beijinhos <3
    Red Lips

    ResponderEliminar
  4. sempre tão gira!! O "meu" porto é tão lindo...adorei a tua perspectiva :) Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que fotos lindas. Nunca foi ao Porto e tenho tanta pena.
    Beijinhos

    www.kiza.pt

    ResponderEliminar
  6. O Porto é de facto lindo, adorei as fotos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar